Com a chegada da primavera, as vitrines e, consequentemente, nossos guarda-roupas, começam a ganhar mais cores. Mas isso não está acontecendo só na moda não. Quando o assunto é maquiagem, o habitual marrom, pêssego e preto, têm dado espaço para outros tons brilharem: rosa, vermelho, amarelo, verde, neon, glitter e outras aplicações.
Fora do Brasil, esse tipo de maquiagem já virou febre e tem ido além das cores diferentes. Grafismos e o uso de materiais como folha de ouro, strass e texturas, também têm sido adotados por celebridades nos tapetes vermelhos e ganhou destaque na série Euphoria, da HBO, em que a maquiagem ressalta a personalidade das personagens e ressalta o que estão sentindo. Se estão tristes ou felizes, as cores e os desenhos mudam, de acordo com o momento.
Quando até Bruna Marquezine se inspirou nas maquiagens da série, já podemos esperar: veremos muitas sombras, delineadores e cílios postiços cheios de cores nesta primavera/verão. Durante a Spring Week, evento que marca a chegada da primavera no Iguatemi, a maquiadora Amanda Andrade ministrou um workshop de maquiagens coloridas na MAC, do Shopping, e deu dicas para quem pretende embarcar na tendência:
Por onde começar na maquiagem colorida?
Depende da sua personalidade. Se você é uma pessoa um pouquinho mais discreta e quer trabalhar com o colorido, mas tem um pouco de receio porque, querendo ou não, a gente ainda vive em uma sociedade um pouco fechada em relação a maquiagem colorida – não só com maquiagem, mas cabelos coloridos também – uma forma bacana de trazer um pouquinho de cor para a maquiagem é usando na linha d’água dos olhos, com um lápis, fazendo uma sombra um pouco mais colorida na parte inferior dos olhos. Você pode até deixar a parte superior só com um marronzinho, uma máscara de cílios, e trazer um pouco dessa cor para a parte inferior.
Há algum tom que seja legal para quem está iniciando na make colorida?
Na verdade, as cores variam de acordo com a tonalidade da pele de cada pessoa e com o que ela quer, se deseja uma tonalidade mais aparente, por exemplo. Quanto mais profunda e mais escura for a pele, mais intensa a cor precisa ser para aparecer.
Como combinar as cores da sombra e do batom?
Na verdade a gente não precisa necessariamente combinar. A gente tem muito essa questão de fazer tudo “combinadinho”, mas dá para brincar, depende da proposta da maquiagem também. Nós maquiadores usamos muito o círculo cromático. Então se você quer um look um pouquinho mais harmônico, pode trabalhar com cores análogas, que são as cores vizinhas no círculo cromático. Se você quer um pouco mais de contraste, aí você trabalha com cores complementares, que são as cores opostas no círculo. É um pouco mais ousado, mas você pode fazer os olhos com sombra amarela e usar um batom roxo, por exemplo. Essa é uma combinação que fica contrastante e bacana. Então usar o círculo cromático para fazer as combinações, pode ajudar muito.
E para quem já está se aventurando nas cores, mas ainda está começando. Qual dica você dá? Onde buscar referências?
Geralmente as gringas são referência em maquiagem colorida. Lá fora elas têm mais liberdade, a sociedade não olha “torto” para um cabelo colorido, para uma maquiagem colorida, isso não chama tanta atenção. Como referência, eu estou sempre seguindo Instagram de maquiadores de fora, de marcas gringas, que postam e repostam muitas inspirações. Então seguir marcas de fora também ajuda muito a ter esse desbloqueio quanto às cores.
0 Comentários