Rihanna agora tem fortuna estimada de US$ 1,7 bilhão – tornando-se a cantora mais rica do mundo, atrás apenas de Oprah Winfrey, a mulher mais rica da indústria do entretenimento. Mas não foi a música que fez Rihanna tão rica.
O bruto de sua fortuna (cerca de US$ 1,4 bilhão) vem da Fenty Beauty, negócio em que ela possui 50% de participação.
O restante da fortuna de Rihanna é frutos dos negócios de sua empresa de lingerie, Savage X Fenty, no valor estimado de US$ 270 milhões, bem como dos seus ganhos como artista.
Embora Rihanna não seja a única celebridade a transformar sua presença nas redes sociais em dinheiro – ela tem 101 milhões de seguidores no Instagram e 102,5 milhões no Twitter – para construir uma marca de beleza, ela é a empresária do segmento mais bem-sucedida ao fazê-lo. A Fenty Beauty, uma joint venture 50-50 com o conglomerado francês de bens de luxo LVMH (administrado por Bernard Arnault, a segunda pessoa mais rica do mundo), foi lançada em 2017 com o objetivo de favorecer novamente a inclusão.
Seus produtos oferecem uma ampla gama de cores – uma base para o rosto é oferecida em 50 tons, criados por um grupo igualmente diverso de pessoas.
Disponíveis online e nas lojas Sephora, que também são propriedade da LVMH, os produtos foram um sucesso instantâneo. Em 2018, seu primeiro ano de operação, a linha gerava mais de US$ 550 milhões em receitas anuais, de acordo com a LVMH, superando outras marcas fundadas por celebridades como a Kylie Cosmetics, de Kylie Jenner, a KKW Beauty, de Kim Kardashian, e a Honest Company, de Jessica Alba.
“Muitas mulheres não encontravam produtos que se ajustassem ao seu tom de pele. Era claro, médio, médio escuro e escuro”, diz Shannon Coyne, cofundadora da consultoria de produtos de consumo, Bluestock Advisors. “Todos nós sabemos que isso não é a realidade. Ela [Rihanna] foi uma das primeiras pessoas a aparecer e dizer ‘Quero falar com todas essas pessoas’.”
Essa é uma boa notícia para Rihanna. Graças aos impressionantes múltiplos em que as empresas de beleza estão negociando, a Fenty Beauty vale US$ 2,8 bilhões, estima a Forbes. E todos os sinais apontam para a continuidade do crescimento da empresa. Em seu relatório anual de 2020, a LVMH disse que a Fenty Skin, lançada no ano passado, teve um “início muito promissor” e “gerou um burburinho sem precedentes”, e que a Fenty Beauty “manteve seu apelo como marca de maquiagem premium”.
A Fenty Beauty não é a única marca bilionária de Rihanna. Em fevereiro, sua linha de lingerie Savage X Fenty arrecadou US$ 115 milhões em uma captação, levando a avaliação da companhia para US$ 1 bilhão. A empresa, que foi lançada em 2018 como uma joint venture com o TechStyle Fashion Group, conta com investidores de primeira linha como Marcy Venture Partners, de Jay-Z, e a firma de private equity L. Catterton, na qual o bilionário Bernard Arnault é investidor.
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